segunda-feira, 26 de abril de 2010

Campanha Mais Teatro Brasil! Nós apoiamos!

Semana passada ficamos sabendo dessa campanha importantíssima para o Brasil pelo @Alessandro_M do blog Livros e Afins e claro, não poderíamos ficar de fora.
Então aqui estamos nós para contribuir com a blogagem coletiva em favor da Campanha Mais Teatro Brasil! 



O Objetivo da Campanha:
Colher o maior número de assinaturas possível para dar entrada, junto ao Congresso Nacional, num Projeto de Lei de Iniciativa Popular, para que seja obrigatória a construção de um "Centro Integrado de Cultura" em cada município, cuja população seja superior a 25 mil habitantes.

A ideia central é permitir que populações inteiras, que nunca tiveram contato com espetáculos de qualidade, ou mesmo espaços destinados à arte e à cultura passem a ter acesso as mais diversas formas de expressão artístico-culturais, fomentando e desenvolvendo entre estas populações, um hábito tão fundamental para a formação do caráter de um povo, como a cultura! 
 
Esses Centros Integrados de Cultura incluem não só palcos teatrais, mas também outras manifestações culturais e artísticas como salas de cinema, bibliotecas, espaços para a exibição de palestras, organização de oficinas e cursos, e etc. Ficou curioso? Leia mais sobre a situação da produção cultural no Brasil e sobre os Centros Integrados de Cultura aqui.
 
Como trabalhadores que somos da cultura brasileira, viajantes e guerreiros da estrada, conhecemos a realidade do interior do país como ninguém e sabemos da dificuldade que é apresentar nosso trabalho para essa população. São raras as cidades que possuem um local apropriado para apresentações culturais e na maioria das vezes reina o improviso: apresentar teatro em ginásios de esportes, salões paroquiais e até mesmo em refeitórios. Já vimos de tudo nesses mais de 26 anos de estrada, percorrendo as mais diversas regiões do país, desde o Rio Grande do Sul à Amazônia. E resistimos bravamente quase que na raça, pois acreditamos que é um trabalho muito importante. 

Por onde passamos é muito comum encontrarmos pessoas que estão participando de uma peça teatral pela primeira vez e o encantamento que o teatro leva às suas vidas é de emocionar. Em uma oportunidade uma senhora de 75 anos disse ter sido a melhor coisa que aconteceu em sua vida participar de uma apresentação ao vivo, ter o contato com os atores, com a história vivida por eles.
 
Você sabia que 95% de toda população brasileira nunca estiveram em um teatro?

Você sabia que apenas 16% dos municípios brasileiros têm salas de espetáculos? E isso, levando-se em conta salas com apenas 50 assentos e sem o mínimo de estrutura?
 
Infelizmente essa é ainda a realidade da grande maioria da população brasileira que não tem acesso à manifestações culturais, seja por falta de dinheiro, seja por falta de espaços para que tais manifestações ocorram perto de suas residências. A possibilidade de uma lei que modifique essa realidade é muito importante.
 
E em função de conhecer na pele a realidade das cidades do interior é que apoiamos integralmente uma Campanha como essa. É preciso que a sociedade lute para que a cultura chegue a todos, sem exceções! E possibilitar o acesso à ela é de fundamental importância.
 
Para conhecer mais sobre a Campanha Mais Teatro Brasil, clique aqui.
 

Mais Teatro, Brasil!
Faça a diferença, porque, afinal: O Teatro é Nosso!
 
A GGPROARTE dá a Maior Força!
E você?

Um comentário:

MaxReinert disse...

Oba!!
É isso mesmo...
Vamos fazer algo REAL para mudar este país!
Abraço!